DA NATUREZA DO CORPO EM ESPINOZA: REPOUSO E MOVIMENTO

- por Junior Bonfá//

Tomemos como representação de corpo a noção Espinosista de corpo enquanto unidade, enquanto organismo que é corpo, alma e mente, sem dissociação ou predominância entre eles. Estas descrições que por muitos foram separadas, sobretudo em relações hierárquicas, aqui constituem juntas um único ser. Constituem um corpo que, por sua vez, é um modo do todo, da matéria, da natureza ou Deus, como quer Espinosa.

Espinoza nos traz a premissa de que os corpos não se distinguem entre si pela substancia, mas sim pelo movimento e pelo repouso, pela velocidade e pela lentidão. Uma vez que todos os corpos estão em movimento ou em repouso. Ora mais velozmente, ora mais lentamente.

O que impulsiona o mover do corpo? Outro corpo, responderia Espinoza: "Um corpo em movimento ou em repouso, deve ter sido determinado ao movimento ou ao repouso por um outro, o qual, por sua vez, foi também determinado ao movimento ou ao repouso por um outro, e este último, novamente, por um outro e, assim, sucessivamente, até o infinito". Acerca disto, Chauí nos esclarece que "...o corpo é relacional, é constituído de relações internas entre seus órgãos, de relações externas com outros corpos e de afecções, isto é, da capacidade de afetar outros corpos e ser por eles afetado sem se destruir, regenerando-se com eles e os regenerando. (...) Um corpo humano é tanto mais forte, mais potente e mais apto à conservação, à regeneração e à transformação, quanto mais ricas e complexas forem suas relações com outros corpos, isso é, quanto mais amplo e complexo for o sistema das afecções corporais".

Autoria desconhecida

Se, por um lado, um corpo que esta em movimento continuará a se mover até que seja por outro determinado ao repouso, e por outro, aquele que estiver em repouso continuará nesta condição até que seja determinado ao movimento por outro, a grande sacada que Espinoza nos deixa é tomar a consciência daquilo que esta impulsionando o nosso corpo. Saber que encontros estão nos constituindo, de tal forma que possamos distinguir os que aumentam ou diminuem nossa potencia, e seleciona-los.

Nenhum comentário: